sábado, 1 de outubro de 2011

DICAS DE SAÚDE

Dicas de Saúde

O equilíbrio entre o corpo e a mente é um dos principais fatores de saúde. Para alcançá-lo ,é necessário:

Comer bem
A alimentação deve ser adequada à idade, peso, altura e atividade da pessoa. Sendo balanceada, ela garante um bom suprimento de nutrientes e favorece o processo digestivo.

Dormir bem
O sono deve proporcionar a renovação do corpo e da mente. Uma boa noite de descanso garante disposição, boa memória e potencial intelectual para o dia inteiro.

Relacionar-se bem
A boa convivência com familiares, amigos e colegas de trabalho reduz consideralvemente o estresse, contribuindo, dessa forma, com o equlíbrio global do indivíduo.

Encontrar a pessoa ideal
Há quem consiga viver muito bem sozinho. Entretanto, a maioria das pessoas precisa de um companheiro para constituir família, ter filhos e netos.

Questão de Saúde
A alimentação saudável é um dos principais aliados para amnter o coração trabalhando bem. Para pacientes que têm a pressão alta, a dieta do dia-a-dia deve ser com pouco ou nenhum sal. Para pacientes que têm o colesterol e o triglicéride altos, a dieta deve ser sem frituras, gorduras, sem enlatados e embutidos, com pouca carne vermelha e com leite desnatado.

Importante:
O coração precisa ser bem cuidado para que trabalhe por mais tempo. Cigarros, bebidas e outras drogas fazem mal ao tecido cardíaco, diminuindo sua capacidade. Os alimentos gordurosos também representam perigo, pois entopem as artérias do coração(as coronárias) causando o infarto. A pressão arterial deve estar entre limites adequados. A pressão alta(hipertensão) pode danificar os vasos e o músculo cardíaco, levando a doença do coração.

Principais doenças que aflingem a humanidade

O rítimo intenso da vida urbana atual impede que as pessoas dediquem à saúde a  atenção que ela merece. Parte significativa da população vive uma rotina de urgência que gera altos níveis de estresse. Combinada ao sedentarismo, à má nutriçãoa, poluíção ambiental e a hábitos prejudiciais, como o uso de cigarros e bebidas alcoolicas, essa condição cria um ambiente favorável à instalação de muitas enfermidades. De todos os Sistemas do corpo humano, o Circulatório é o mais prejudicado pelo estilo de vida insalubre tão comum atualmente. Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, pertencem a esse Sistema as doenças que mais matam brasileiros. Infarto do miocárdio e derrame (acidente vascular cerebral), enfermidade praticamente desconhecidas até o começo do século XX, hoje em dia são ocorrência comuns. Outro mal cada vez mais frequente é o câncer. Dos vários tipos identificados , de acordo como o Ministério da Saúde, os de pulmão, estômago e próstata são os que mais vitimam os homens. Já entre mulheres são mais comuns os de mama, pulmão, cólon e colo do útero. Entre os pesquisadores da área médica existe consenso de que ambos os casos, doenças do Sistema Circulatório e cânceres, têm como vetor principal o estilo de vida moderno, que prioriza a produção de bens e capitais em detrimento dos cuidados com a preservação da vida. 

A Maravilhosa Máquina Humana


O corpo humano é uma fantástica máquina biológica composta de órgão e membros que devem atuar em perfeita sintonia. Em condições normais, o organismo funciona de forma quase imperceptível. Ninguém precisa dar ordens ao coração para que ele bombeie o sangue e nem aos pulmões para que filtrem o ar. Essas e todas as outras funções vitais ocorrem automaticamente, sem que haja necessidade de uma ordem específica. A essa condição de normalidade dá-se o nome de saúde. Já a condição de anormalidade, em que o organismo não consegue desempenhar plenamente as sua funções, dá-se o nome de doença. Com objetivo de garantir o bom funcionamento da máquina viva, ao longo dos séculos a Medicina tem se dedicado ao estudo do corpo humano e à identificação de agentes que promovem a saúde. Nessa tarefa a Natureza é uma das principais aliadas da humanidade. Das plantas são retirados principios ativos que, manipulados em laboratório transformam-se em medicamento. Os raios solares, o ar puro, a água, a argila e a boa alimentação promovem a saúde suprindo o organismo de elementos essenciais para a vida.A prática de atividades físicas, além de melhorar a disposição geral, ajuda a combater a obesidade uma das principais causas de enfermidades da atualidade.Procedimentos simples, como chás e compressas, orientadas por profissionais, podem reduzir os efeitos de muitas enfermidades e até curá-las. Conhecer os recursos disponibilizados pela Natureza é um passo importante na busca pelo bem-estar.