sábado, 5 de janeiro de 2013

Propriedades do Melão


O melão é uma fruta constituída principalmente por água, que apresenta nutrientes( vitaminas e  minerais) importantes para o bom funcionamento do organismo.
Além de ser uma fruta hidratante, o melão possui propriedades terapêuticas e nutricionais que salientam a importância dessa fruta na nossa alimentação.
Existem diversas variedades de melões, que se diferenciam pelo tamanho, pela forma, pela cor da casca e da polpa, e pelo sabor. Em comum, todas têm polpa comestível, suculenta e delicadamente adocicada. A combinação de baixa caloria e alta concentração de água torna-o refrescante sendo indicado para dietas alimentares e regimes de emagrecimento.
As vitaminas A, C e do complexo B estão presentes nesta fruta, e irão promover  a presença da formação de radicais livres, além do contribuir  para o fortalecimentodo do sistema imunológico do indivíduo.
Já as vitaminas do complexo B , participam do metabolismo enérgetido além de manutençãao dos glóbulos vermelhos e sistema nervoso saudáveis.
Ferro, cálcio, fósforo e potácio são minerais presentes no melão . eles irão atuar na prevenção das anemias , na formação de ossos e dentes, na produção de enérgia e na construção muscular e corporal respectivamente.
Como ele é rico em potássio e tem baixo teor de sódio e gorduras, é adequado para as pessoas que sofrem de " Hipertensão Arterial".

domingo, 30 de dezembro de 2012

Circulação Sanguínea

O coração, as artérias, as veias e os capilares forma o sistema circulatório. Ele promove a circulação do sangue e, assim, o transporte de oxigênio e elementos nutritivos a todas as células do corpo, bem como a eliminação do dióxido de carbono e alguns resíduos. O coração bombeia o sangue para todos os órgão do nosso corpo, através de vasos( as artérias). E recebe sangue de todo o organismo pelas veias. O sangue é um tecido vivo, formado de plasma e glóbulos brancos e vermelhos. Os glóbulos são produzidos na medula óssea. A função do sangue é transportar alimento e oxigênio a cada uma das células. Ele também é responsável pela limpeza do organismo, carregando resíduos das células para o fígado e para os rins, de onde são eliminados.
Existe a pequena circulação e a grande circulação. A pequena circulação é o fluxo de sangue que vai do coração para os pulmões e vice-versa; ela ocorre para oxigenar o sangue e retirar dele o gás carbônico. A grande circulação é o fluxo de sangue que sai do coração( através da artéria aorta) e vai para todos os órgãos, levando o sangue oxigenado, e também corresponde ao sangue que sai dos órgãos e volta ao coração ( trazendo impurezas e gás carbônico)

 Você sabia?
 O coração começa a trabalhar a partir da quarta semana de gestação e só para quando a vida acaba. Normalmente, a cada minuto ele bate de 60 a 100 vezes. Quando fazemos exercício físico, levamos um susto ou ficamos nervoso, esse número se eleva. A alteração do ritmo do coração chama-se arritimia, e ela pode se manifestar como palpitação, sensação de o coração "sair pela boca", falta de ar, dores no peito, tontura e desmaio. O diagnóstico é confirmado pelo eletrocardiograma.